CONCURSO INSS: Continua a expectativa pela autorização do novo concurso e da nomeação de excedentes do concurso de 2015.

Domingo, 13 de Maio de 2018

CONCURSO INSS: Continua a expectativa pela autorização do novo concurso e da nomeação de excedentes do concurso de 2015.

O Instituto Nacional do Seguro Social ainda aguarda a autorização para nomeação dos 8.968 excedentes do concurso de 2015 cujo prazo de validade expira em agosto deste ano. Desse total, o INSS quer nomear 2.169 aprovados no concurso, sendo 1.714 técnicos e 455 analistas, de acordo com o edital. As demais vagas seriam preenchidas através de uma homologação complementar por meio de um despacho da Presidência da República.

A nomeação dos excedentes não é suficiente para suprir a necessidade de servidores da autarquia. Segundo avaliação do Tribunal de Contas da União, o INSS poderá sofrer um colapso no atendimento devido à falta de servidores.

No final de 2017, foi encaminhado ao MPDG a solicitação de preenchimento de 16.548 vagas, das quais, no mínimo, 7.540 vagas seriam destinadas a um novo concurso, sendo 3.941 para o cargo de técnico.

Uma última cartada para autorização do preenchimento dessas vagas foi a nota técnica nº 6, enviada na semana passada, que sinalizará ao Planejamento a situação caótica pela qual o INSS passa devido à escassez de servidores. A NT demonstra a necessidade iminente da chamada dos excedentes e a nova seleção.

Enquanto as nomeações não acontecem, servidores e beneficiários do INSS são prejudicados. O estresse é total! Sem servidores para atender, quem precisa de atendimento enfrenta uma verdadeira peregrinação. Os prazos para agendamento são absurdamente longos e desconforme com a legislação.

Esses últimos meses antes da expiração do prazo de validade do último concurso são importantes e nós vamos acompanhar.